Este artigo tem a finalidade de proporcionar ao consumidor uma melhor reflexão e tomada de decisão no momento da contratação de um seguro.
Bombardeado pelos canais de venda, sejam eles Corretores de Seguros, bancos, cooperativas, vendedores de veículos, sites de venda online, entre outros, o consumidor muitas vezes é levado a erro e se perde na análise de custo e benefício, passando a procurar somente o melhor preço final, deixando de lado a comparação de todo escopo do contrato, que pode ocasionar a perda de direito quando precisar utilizar o seguro e a se arrepender do investimento realizado.
Minha orientação enquanto Advogado e Corretor de seguros a 28 anos é que o consumidor se resguarde de algumas armadilhas. Dentre elas:
Evite receber propostas em Excel e por texto, pois apesar de em sua maioria bastante didáticas e coloridas, escondem o que precisa ser mostrado.
Solicite sempre propostas em PDF, com a Logomarca da Seguradora, pois elas lhe permitirão comparar, não somente o preço, mas os itens listados abaixo que são na verdade o escopo contratual, além de não permitirem manipulação do agente de venda.
– Clausulas contratuais;
– Franquias;
– Perfil do condutor, com respostas fornecidas na avaliação e precificação do risco;
– Limitação de quantidade de utilizações e distancia para utilização dos serviços de assistências, entre outras.
Importante também entender a atuação de todos os canais de venda:
Banco – Tem profissionais que atuam genericamente em todos os seguimentos, vendendo desde o serviço operacional que exercem dentro do banco, até investimento, capitalização, previdências, seguros e etc, com objetivo de bater metas para seu banco, mas não é especialista em seguros, e sempre que ocorrer um conflito entre a seguradora e o segurado, se posicionará em favor do banco para quem trabalha.
Cooperativas – Tem um excelente apelo social, pois assim como as seguradoras, buscam socializar o risco com o grupo e tem grande possibilidade de cortar custo, disponibilizando menos serviços e com coberturas limitadas. O risco neste canal é que o cooperado não é consumidor, mas sim sócio do negocio, e se a cooperativa fizer má gestão dos custos, ele além de não poder reclamar em juízo, ainda tem que arcar com custos adicionais, o que pode trazer ao cooperado ônus adicionais caso a despesa para arcar os custos mensais da cooperativa extrapolem a previsão.
Agência e Vendedores de veículos – Geralmente apresentam preços competitivos pois possuem um corretor de plantão que enxuga coberturas e aumenta franquias para impactarem no preço, e contam com uma das melhores formas de vender, que é o impulso do consumidor na hora da compra.
Outro risco neste canal e que o vendedor tem como foco somente a comissão do seguro, e não vai formatar o contrato da forma correta, até para poder ganhar a concorrência, além de não atender 24 horas por dia em caso de sinistro, e também, no ano seguinte da renovação, tende a não avisar ao segurado sobre o vencimento do seguro.
Sites de venda online – Este canal é excelente para se conseguir melhores preços, pois apresentam preço de um grande numero de seguradoras, e é voltado para o cliente que não quer relacionamento, somente o melhor preço, e se fosse só isto estaria perfeito para quem quer resultado imediato .
Ocorre que diferente de estar comprando uma TV, que tem marca e modelo e ponto final, o seguro é um contrato extremamente complexo com clausulado que varia de 150 a 300 clausulas, e o consumidor é, na maioria das vezes, levado a erro por dar foco somente no preço.
Assim como os canais anteriores, este canal como é focado em venda rápida e por impulso com base no preço, reduzindo coberturas, assistências, e administrando de tal sorte a conseguir reduzir a qualquer custo o preço.
Infelizmente, como Advogado, temos recebido em nosso escritório dezenas de clientes que tiveram indenizações negadas por seguros comprados no canal errado e da forma errada, onde economizaram entre 100,00 e 150,00 na contratação do seguro, para terem que pagar entre 10.000,00 e 20.000,00 de honorários advocatícios para tentarmos reverter a negativa de suas indenizações.
Corretores de Seguros – Este é o canal correto de se comprar este serviço, assim como o médico é o local adequado para se levar alguém que esta doente para ser examinado, e não na farmácia para ser consultado pelo balconista, e diferente da consulta com médico, em se tratando de seguros, o consumidor não tem custo com a consulta do especialista corretor.
Os corretores de Seguros são profissionais habilitados e regulamentados pela SUSEP, tem responsabilidade Civil pela escolha das seguradoras e pela sua insolvência, são especialistas em contratos de seguros, não representam seguradoras, mas sim os segurados, por isso em caso de litigio entre ambos, se posicionam sempre em favor do segurado, pois operam com todas as seguradoras, sendo assim, buscam sempre aquelas com melhor custo benefício para os segurados.
São, inquestionavelmente, a melhor opção para se fazer um seguro.
Porém, neste canal, para fazer a escolha correta de um profissional, é importante pedir indicação de algum amigo que já tenha tido experiência na utilização de seu seguro.
Exigir a habilitação profissional do do Corretor para saber se ele esta em dia com suas obrigações e devidamente cadastrado e regulamentado pela SUSEP.
Por fim, a dica final para que o consumidor faça a escolha correta é a de que, tendo sido o seguro formatado com o mesmo escopo contratual, e desde que o corretor esteja operando com a menor comissão permitida pela SUSEP, de 10 % de honorários, que é o posicionamento da PROTEGE SEGUROS, o preço final será o mesmo em qualquer canal, e, sendo assim, que o consumidor escolha o melhor profissional do mercado, já que pagará o mesmo preço.
Ou seja, é como poder comprar uma BMW pelo mesmo preço de um carro popular… melhor optar pela BMW !!
Protege Seguros
Agostinho Miranda Junior
Corretor de Seguros e Bacharel em Direito
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