Cotação Online

Notícias

money-2696234_1920

Investindo antes dos 20 anos

Esse artigo faz parte de uma série da Protege Seguros que procura ajudar as pessoas a investirem em suas respectivas faixas etárias.
O texto a seguir faz parte do livro Adeus Aposentadoria, de Gustavo Cerbasi.

Antes dos 20 anos:

“Essa é a época de tomar uma decisão que terá impacto por pelo menos duas décadas: o que fazer para obter o sustento na vida? Ainda é cedo para pensar nos objetivos a serem alcançados. O momento é de refletir profundamente sobre os meios de construir sua riqueza pessoal. A falta de experiência gera muitas incertezas, por isso quanto mais se conversar sobre o assunto, mais referências você terá para decidir bem.

  • Dinheiro. Escasso nessa fase; não há muito espaço para cortes no orçamento. Parte da renda limitada deve ser usada em um consumo de altíssima qualidade, como moda, bem-estar e convívio social, e parte deve ser poupada, mas ainda não para a aposentadoria. Como o grande fator limitador para as escolhas financeiras é o salário baixo, seu foco deve estar justamente em aumentá-lo. As reservas financeiras devem ser feitas para serem consumidas, de preferência, em cursos de pós-graduação, especialização ou idiomas, para comprar ou dar de entrada em ferramentas de trabalho ou para serem consumidas durante estágios não remunerados ou programas de intercâmbio no exterior.
  • Carreira. Em nenhum momento de toda a sua vida adulta tantos sacrifícios deverão ser feitos quanto no início da carreira. Seja para conciliar o trabalho com a faculdade, para trabalhar nos finais de semana a fim de provar seu diferencial ou para aceitar o convite para um estágio não remunerado com grande potencial de aprendizado, você terá que fazer mais do que os outros para se destacar da multidão. Se não está contente com a função, mostre espírito de superação, para ser alçado mais rapidamente para outras oportunidades. Se está feliz com o caminho percorrido, não se acomode. Saiba identificar o momento em que você parece não ter mais nada a aprender e vá atrás de outra chance antes que seu trabalho vire rotina. Investigue se a empresa onde você trabalha oferece um bom plano de carreira e, se for o caso, seja curioso para descobrir os atalhos e evoluir mais depressa ao longo desse plano. Lembre-se: sua missão é fazer o melhor possível para multiplicar os resultados da empresa, e você será recompensado se perceber como fazer isso antes ou melhor do que seus colegas.
  • Empreendedorismo. Por mais que você venha de uma família empreendedora ou que já tenha capital ou fontes de recursos para montar uma empresa, fazê-lo pode ser um desperdício diante de sua inexperiência. Não quero desestimular quem tenha perfil empreendedor, mas acredito que o trabalho para terceiros é um meio fundamental de aprendizado sobre negócios. Se você crê que é um administrador nato e tem um plano de negócios pronto para ser colocado em prática, sem dúvida irá acrescentar muitas melhorias após trabalhar para uma empresa de porte similar ou, se possível, para um potencial cliente ou concorrente. Se desperdiçar essa oportunidade, provavelmente irá desperdiçar também muito tempo e dinheiro aprendendo com erros. Já para quem sente que não tem perfil empreendedor, essa é a fase ideal para se envolver com atividades e atitudes empreendedoras embrionárias, como atuar no diretório acadêmico ou na empresa júnior da faculdade, entrar para uma rede de marketing multinível ou montar um blog ou pequeno e-commerce. Não tenha pressa de dar certo. Aproveite experiências desse tipo para aumentar sua bagagem.
  • Investimentos. Não perca tempo tentando aprender muito sobre investimentos. Com dinheiro escasso, é um desperdício estudar meios de multiplicar migalhas. Fuja dos riscos, pois suas reservas deverão ser consumidas, predominantemente, em um prazo não muito longo. Prefira iniciar seus investimentos com a mais básica das estratégias, que consiste em:

Começar a contribuir para um plano de previdência patrocinado. Se seus primeiros carimbos na carteira  trabalho vierem de empresas que oferecem planos patrocinados mesmo aos níveis hierárquicos mais baixos, agradeça aos céus e comece a contribuir, mesmo que não vá ficar muito tempo na empresa.

Contribuir para o INSS. Como a contribuição é obrigatória e automática por parte do empregador, essa orientação é apenas para quem optar por uma carreira autônoma ou liberal. Vale pela proteção social a fatores de risco não cobertos por outros investimentos ou seguros.

Acumular uma reserva de emergências. O equivalente a três meses de consumo é o ideal, investidos com liquidez (disponibilidade imediata, se necessário) em caderneta de poupança ou fundo de renda fixa. Somente depois de ter esse valor poupado é que você deve priorizar investimentos para outros objetivos. Se sacado por qualquer motivo, encare sacrifícios maiores para recompô-lo quanto antes.

Poupar para desenvolver seus estudos. Quando a renda é reduzida, não há sentido em fazer grandes esforços para o futuro, pois o máximo que vai conseguir é uma aposentadoria também reduzida após muito esforço. Suas reservas financeiras devem ser feitas prioritariamente, portanto, para pagar seus próximos cursos. Por isso, também devem se destinar a investimentos conservadores, como títulos públicos.

Se puder poupar mais, não complique! Investimentos complexos tomarão seu tempo com aprendizado  acompanhamento, tirando o foco do desenvolvimento da carreira, que é o que realmente importa nessa fase. Por isso, prefira modalidades mais convenientes, como um plano de previdência privada já pensando  garantir renda futura ou aplicações maiores no plano da empresa, mesmo que sem o patrocínio.

Começando nessa idade? Ótimo, você está muito mais adiantado que pelo menos 99% da população. Isso significa que terá muita gente a seu redor dizendo que está exagerando na preocupação, que ninguém faz isso ou que é melhor curtir a juventude em vez de se preocupar com o que deve ser feito depois. Não dê ouvidos; mantenha o foco e, se quiser criar uma verdadeira corrente do bem, oriente seus amigos a fazerem o mesmo.”

–  Gustavo Cerbasi em “Adeus Aposentadoria”, Editora Sextante


Para saber mais sobre seguros, acesse nosso canal no Youtube.


Ligamos pra você

Preencha os campos abaixo e receba uma ligação de um consultor especializado.

Depoimentos

Veja o que os nossos clientes falam.

Seguradoras

Parceria com as principais seguradoras do mercado.

Atendimento

Rua José Lourenço Kelmer, nº 1300 Loja 06 e 104 | Centro Comercial São Pedro, Juiz de Fora- MG | CEP:36036-330 (Em frente a UFJF)

agostinho@protegemg.com.br

(32) 99987-5440



Newsletter

Receba as dicas da Protege Seguros

Conecte-se