Dos 50 aos 60 anos:
“Todas as orientações da fase anterior valem para essa, com o diferencial de que o prazo está acabando, a carreira se saturando, os gastos pessoais aumentando e, consequentemente, seu senso de urgência deve estar à flor da pele. Dizem que a meia-idade é quando o trabalho é muito menos divertido, e se divertir dá muito mais trabalho. Não se acomode. Siga o instinto e aja. Não acredite que sua carreira irá se prolongar. O momento ideal de pensar em sua aposentadoria (ou na alternativa a ela) é antes que seu chefe o faça.
– A reserva de emergências será sua companheira para sempre. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Mesmo que você tenha fontes seguras de renda e um sólido projeto empreendedor, sempre haverá situações fora do planejado ou oportunidades de aquisições vantajosas que valham o resgate da reserva para garantir um bom negócio à vista. Sempre que a reserva for consumida parcial ou totalmente, recomenda-se moderar o consumo nos meses seguintes para que ela seja recomposta.
– Acompanhe continuamente seus geradores de renda. Estude os indicadores financeiros para avaliar se seu projeto empreendedor está gerando dividendos crescentes. Compare seus investimentos com similares do mercado, discuta estratégias com outros empreendedores e aja quanto antes quando identificar riscos crescentes.
– Sacrifícios em curtos períodos. Não é porque você trabalhou a vida toda que deve esperar dessa fase apenas segurança e conforto. Lembre-se: como empreendedor, você está sujeito a riscos, e administrá-los significa efetuar ajustes constantemente. Esteja preparado para fazer sacrifícios quando tiver uma grande oportunidade de negócios ou uma perda que exija cortes de gastos para recompor seu patrimônio. A maturidade lhe proporciona melhores condições de fazer planos, por isso torne-se mestre em planejar sacrifícios por prazos determinados e com recompensas ao final deles, para que o trabalho não se torne um fardo.
– Atenção diária a seu projeto empreendedor. A idade, a experiência e seu bom planejamento lhe propiciaram uma condição de liberdade de escolha, por isso você tem direito a descansar quando bem entender, certo? Nem tanto. Sabendo que é o olho do dono que engorda o gado, você tem direito a descansar quando bem entender, desde que cuide para acompanhar diária e minuciosamente seu projeto empreendedor, seja com a ajuda de um sócio, de seu companheiro ou de seus filhos, seja com o auxílio de tecnologia que permita sua interação à distância.
Começando nessa idade? Se não fez poupança até agora, é porque você consumiu muito mais do que devia de seus ganhos. O acerto começa por desfazer os erros. Venda bens de valor significativo, como sua casa e seu automóvel. Mude-se para um imóvel alugado e compre financiado um automóvel simples, econômico e seguro. Junte o valor das vendas com as reservas que você tem. Invista metade de maneira conservadora e com liquidez, como em um CDB bancário, e use a outra metade em seu projeto empreendedor, associando seu tempo e seu conhecimento a tais recursos para que estes passem a se multiplicar. Estabeleça objetivos, trabalhe para alcançá-los e, enquanto a parcela agressiva de seu investimento for trabalhada para dobrar de valor, vá sacando recursos do investimento conservador para se manter. Seja racional e econômico, para poder aproveitar mais dentro de 5 ou 10 anos, afinal, você estará passando por um processo de correção de rumo. “
– Gustavo Cerbasi em “Adeus Aposentadoria”, Editora Sextante
Para saber mais sobre seguros, acesse nosso canal no Youtube.
Preencha os campos abaixo e receba uma ligação de um consultor especializado.
Veja o que os nossos clientes falam.
A Protege Seguros, há mais de 34 anos de tradição, atuando em todos os ramos, mantém larga experiência na aquisição de seguros e previdência.
Política de PrivacidadeRua José Lourenço Kelmer, nº 1300 Loja 06 e 104 | Centro Comercial São Pedro, Juiz de Fora- MG | CEP:36036-330 (Em frente a UFJF)
agostinho@protegemg.com.br
(32) 99987-5440
Receba as dicas da Protege Seguros
Protege Seguros 2024 - Todos os direitos reservados